segunda-feira, 24 de março de 2008

Estilos: DUB

O que é o DUB?? muito tem se falado sobre esse estilo, mas muitos só sabem sobre as rodonas que sempre entram ... mas afinal, o que é o DUB??

O estilo DUB é um estilo mais recente (começou a pegar mesmo a partir de 2005), o nome vem da homônima revista DUB, que é bastante respeitada lá fora mas um pouco desconhecida da grande maioria aqui ...


Dodge Ram DUB

A fórmula do DUB é bastante simples, talvez e mais simples de todas: DUB tem que ser em carro grande (normalmente SUVs, Pickups e sedãs grandes, como o Vectra ou o Jetta), ter visual limpo, sonzeira e rodas gigantes (imprescindíveis). Ou seja, DUB com rodas pequenas, som pobre ou pintura aloprada, não é DUB, nunca foi... No DUB costumam predominar as cores mais sóbrias, como o preto ou prata, rodas gigantescas (sempre!!), geralmente cromadas, e sistema de som de ponta...

Outro DUB, dessa vez com uma pintura personalizada, mas não exagerada...

Apesar das poucas personalizações feitas no carro, o DUB se consolidou como estilo para os mais ricos (por isso são poucos os focos onde o DUB predomina, um deles é em Vitória, no Espírito Santo, região de PIB bem alto, lá só dá DUB) devido ao preço que essas poucas personalizações custam. Pra se ter uma idéia, um conjunto Som de ponta-Rodonas-Pintura chega a custar mais que projetos inteiros dos extremes mais lights, é um caso onde o pouco sai por muito, já que rodas grandes e, geralmente, cromadas e pneus de perfil baixo costumam sair bem caro, e um bom sistema de som, com subs, módulos, 6x9, LCDs e etc também não sai por menos de R$ 5.000 nesses casos, sem contar que os carros considerados para DUB são bem caros, e isso torna o DUB pouco acessível a todos...



Jetta DUB, aqui pode-se ver que a cor preta predomina no estilo...


Com que carros dá pra fazer um DUB??
Geralmente SUVs, Pickups ou sedanzões (nossa, isso existe??), carro típicos de DUB são Hummer, Cadillac Escalade, Vectra, Jetta, BMWs Série 6, Dodge Ram, Charger (o novo)

Qual a influência do DUB no tuning atualmente??
Bem grande, nos últimos SEMAs Shows, houve uma tendência em mesclar as pinturas do Tuning Extreme com a sobriedade do DUB, resultando em projetos com pinturas elaboradas (com dois tons, Flakes, Candy) e rodonas cromadas (abrindo o mercado pra marcas como Foose, DUB, American Racing, HD Design, etc), o que enriquece cada vez mais o tuning, gerando projetos maiores e melhores sempre.

E a sonzeira, como é??
Gigante e muito elaborada, subs enormes e LCDs são obrigatórios praticamente, projetos em fibra com vários subs, módulos e tudo que tiver direito...

E a mecânica??
Quase sempre se mantém original, pois quem faz um DUB quer curtir visual e Som, e só... o DUB não é planejado pra correr, só pra deslizar (ohhhhh...), por isso, também, nunca, mas NUNCA colocam-se bodykits num DUB, a não ser que sejam de fábrica (Mercedes AMG, M series da BMW, ou preparados por empresas como a AC Schnitzer)

Pintura??
Olhe as fotos e tire suas conclusões, já falei sobre isso...

Fotos: Maxi Tuning

Enfim, é isso, uma pequena introdução sobre o DUB.


Flwws

-Googha-