sábado, 22 de março de 2008

Impala 65 Lowrider

Depois de tantos tunings mais recentes, vamos voltar pra base desse blog, os Hot Rods, aliás um dos mais Hot Rods ... o Impala 65 ...


"Arte Moderna
Toda a beleza do Chevrolet Impala tratada como uma obra de arte da escola modernista sobre quatro rodas

O Chevrolet Impala foi um dos carros de maior sucesso já produzidos pela General Motors. Em seus 30 anos de fabricação, a montadora vendeu nada menos que 30 milhões de exemplares do modelo. Embora seu lançamento nos EUA tenha ocorrido em 1957, a versão disponível para vendas já era ano/modelo 1958. Criado para suceder o Bel Air como topo de linha da montadora, vinha em duas versões: hard top (teto rígido com desenho similar ao do conversível) e o conversível de fato. Diversas opções de motorização faziam a alegria da rapazeada, que podia escolher desde o 6 cilindros em linha até o V8 de 280 cv. Sua aparência lembrava muito a dos Cadillac, com dois pares de faróis na horizontal, grande grade e pára-choques envolventes.

Embora inicialmente suas vendas tenham sido tímidas em relação à expectativa da fabricante, em 1960 ele já era o automóvel mais vendido dos EUA. Nesse mesmo ano, passou a competir na NASCAR, momento em que a GM aproveitou para lançar o Impala SS (Super Sport), tornando-o o precursor do legado que perdura até hoje. Ele poderia vir com motor V8 348, ou com o poderoso V8 409, aspirado, um dos mais famosos e cultuados big blocks do mundo.
Em 1965, o modelo passou a ser fastback, o que levou a GM a "dar pulos de alegria", pois naquele ano suas vendas superaram a incrível marca de 1 milhão, feito nunca antes repetido nos EUA. Aqui, trouxemos para você este legítimo Impala 4 portas 1965, com customização de altíssimo nível, é claro! Há pouco mais de dois anos, o DJ paulistano Bruno Rodrigues Gouvêa, 29, o comprou, à época sem o motor, e deu os primeiros passos para a realização de seu sonho. Durante alguns anos, ele morou em Curitiba, PR, e lá se apaixonou por um Impala que viu circulando. Decidiu que teria um, com mais tempero. Voltando a São Paulo, começou sua restauração. O ex-proprietário havia vendido a mecânica para uma terceira pessoa, mas Bruno conseguiu localizá-la e trouxe de volta o coração original da fera.

A restauração durou sete meses e foi feita pela Datho Restaurações, que recuperou a carroceria, utilizando jato de areia e preenchimento. Mas o Bruno não queria apenas um clássico original e resolveu dar seu toque pessoal com elementos que conferem mais esportividade e contemporaneidade à caranga. Para isso, procurou a Dimension Extreme Customs , que caprichou na customização.
A nova pintura utiliza tinta PPG, cor Tangerine, com flake de 1 g na mesma cor. O teto traz coloração especial creme, com desenho peculiar, que lembra um teto de vinil, mas na verdade não cobre toda a região como faz tal material. A carroceria traz detalhes originais, como os frisos e as logomarcas. Os faróis e lanternas também são originais, assim com os vidros e os pára-choques. As portas traseiras agora têm sua abertura no estilo "suicida" e todas as maçanetas foram eliminadas (shaved), incluindo a do porta-malas. A abertura das portas ocorre por meio de controle remoto.


A suspensão, atualmente, conta com molas e amortecedores recalibrados para socar a caranga no chão, mas houve tempos em que as coisas não eram assim! No ano passado, o Bruno e a Dimension surpreenderam muitas pessoas que foram ao Salão de Tuning, em SP, pois seu Impala apareceu por lá no melhor estilo DONK (aqueles carros com rodas gigantes e suspensão alta). O Impala freqüentemente é utilizado pelos lowriders, já que seu chassi não tem longarinas longitudinais paralelas, mas sim em X, o que o deixa muito mais rígido e capaz de suportar as "brincadeiras" dos amigos "chicanos", pulando à vontade. As rodas Tsuya, modelo Snake, não deixaram de ser gigantes, como na época em que o carro era DONK, pois têm aro 20", calçadas com pneus Yokohama Advan 255/35.
O motor que pulsa sob o capô é o V8 283, que sai de fábrica com 195 cv, mas que, nesse caso, recebeu uma leve preparação aspirada, com comando mais "bravo" e Quadrijet Edelbrock de 650 cfm, mesma marca do filtro de ar. O câmbio é automático de 3 marchas Powerglide, mas sua relação foi encurtada para permitir uma tocada mais esportiva. Os freios, a tambor nas quatro rodas, permanecem originais e a direção é hidráulica.


O interior, que em 1965 já era luxuoso, hoje ganhou ainda mais itens de conforto, com os bancos de couro creme personalizados e a tapeçaria de mesma cor. O painel foi refeito e conta com instrumentação exclusiva da Velobakar, instalados em madeira nobre de jacarandá. Traz velocímetro, conta-giros, indicador de combustível, termômetros de água e óleo, amperímetro e indicador de luzes de direção e faróis.
A sonzeira é comandada pelo DVD Booster, que utiliza tela de LCD Clarion de 8" fixada no console central de fibra, personalizado e com dois porta copos. Embaixo do painel, existe um kit de 2 vias da Swiss Áudio e outros dois de mesmo modelo (SAT 6502) instalados nos pezinhos. No tampão há ainda mais uma dupla do mesmo kit que acompanham o subwoofer de 10" e 500 WRMS também Swiss Áudio, instalado no porta-malas. Dois módulos DUB têm a missão de empurrar os alto-falantes e garantir som limpo, capaz de agradar aos ouvidos exigentes do DJ Bruno Gouvêa, por força da profissão.
Se nos anos 1960 as paradas de sucesso das rádios tocavam com muita freqüência Beatles e Beach Boys, Bruno prefere relaxar ao som de músicas também da old school, mas estas comandadas por Zaap, Erykah Badu, Cool and The Gang, Marvin Gaye e Earth Wind & Fire. Vale ressaltar uma curiosidade musical que tem tudo a ver com o Impala, já que os Beach Boys gravaram uma música em homenagem ao glorioso motor 409 (que leva seu nome), que foi sucesso no modelo SS e, além de conquistar a América, ganhou mais esse presente no Brasil!"
Fonte: Maxi Tuning
Saindo das preparações Européias (e que preparações!!), uma Brasileira, com tempero bem Americano também (Impala é Impala...), mas isso, mais do que tudo, mostra que nós também sabemos fazer um carro de respeito, muito respeito, aliás...
flwws
-Googha-