segunda-feira, 17 de março de 2008

N₂O: como funciona??

Todo mundo passou a conhecer o N₂O (Óxido Nitroso ou NOS pra maioria) depois do primeiro Velozes e Furiosos, onde ele era estrelinha também ...

mas o que pouca gente sabe, fora quem mexe com carros mesmo, é como funciona esse gás que dá um estouro de até 500 HP no motor instantaneamente ...






Kit de N₂O


O que é: O N₂O também é conhecido pelo famoso "gás do riso", e ao contrário do que se pensa, não é inflamável nem explosivo (lembram daquela cena do V&F quando os japoneses metralham o Eclipse do Brian e depois ele explode, então, pura merda), não tem a ver nem com Nitroglicerina, essa sim explosiva, nem com Nitrometano, combustível.

Garrafa de N₂O


Como funciona: O N₂O simplesmente aumenta a taxa de oxigênio no motor (na condição normal num motor aspirado é 21%, com o N₂O, são 36%, com o mesmo volume de ar!!), como muita gente sabe, a potência do motor vem da transformação da energia do combustível em calor e pressão através da combustão, ou seja (cerveja!! nossa, vai se foder!!!), para mais potência, mais combustível queimado, para mais combustível queimado, mais oxigênio, aí é que entra o N₂O. com o aumento de oxigênio no motor, a combustão é maior e, conseqüentemente, a potência, isso é o que dá o estouro na performance do carro...

Mas Googha, por quê logo depois de acabar a injeção a potência volta??

Simples, sem N₂O, sem oxigênio a mais na câmara de combustão, o condição antiga volta, o N₂O é apenas uma explosão, como se fosse um "pique" que o carro dá.

Garrafas de N₂O de vários tamanhos

Como são os sistemas: wet: Os mais comuns são compostos por uma garrafa no porta-malas (ou embaixo dos bancos), uma tubulação para levar o N₂O ao motor e um solenóide que libera, por um comando elétrico (sim, aqueeele botãozinho no volante, maioria das vezes), a passagem do nitro e aumente a pressão por meio de bombas elétricas.

dry: São usados os bicos injetores do carro para aumentar a quantidade de combustível, contando também com ajuste computadorizado para que o N₂O seja enviado ao motor com a pressão certa, evitando quebra. Para essa finalidade também existe o noozle (bicos de nitro e combustível combinados).

Tá, mas qual configuração é melhor para o meu carro??

Depende, pois não dá pra chegar com um Corsinha 1.8 motor original e querer colocar um sistema de nitro de 7 litros com oito garrafas, porque quando você apertar o botão só vai ouvir um tssssssss ou isso:

o recomendado para a maioria dos casos, que são motores originais, é um sistema que produza ganho inferior a 40%, mais que isso, meta a mão no bolso e troque o motor por um mais forte, ponha bielas e pistões forjados e etc, pois ganhos de mais de 40%, só pra motores preparados (um bem preparado pode ter ganho de até 150%, imagine a pedrada, 200 HP se transformando em 500 HP na hora!!) existe uma tabela litro/potência para nitro:

1 - 1 litro - 30 HP de nitro

2- de 1,6 a 2 litros - até 70 HP de nitro

3- de 2,4 a 7 (WOW!!) litros (p/ cinco a oito cilindros) - até 150 HP de nitro

Googha, como eu faço pra soltar aquela fumaça do nitro pelos lados??

Explicou bem hem criança ... aquilo se chama Sneeze ou Purgador, ele injeta nitro líquido nas linhas para tirar o ar e deixar o local limpo para a passagem do filé mignon do N₂O. já o efeito é parte do show...

Marcas: as mais conhecidas são a NOS (a mais, mas não necessariamente a melhor), a Nitrous Express e a Zex...

A escolha certa fica por cada um, se você acha que aguenta, vai em frente então...

flwws

-Googha-

1 Freadas:

Danilo Falcon disse...

Tenho um polo 1.6, o nitro que esta instalado nele esta fornecendo 60hp, meu carro é original, com exceção do nitro. Você recomenda essa potencia?