quarta-feira, 26 de março de 2008

Mais sobre: Rodas

As rodas ... uma das partes mais essenciais de um projeto, junto com as pinturas e os bodykits, elas que dão o tom do tuning a ser feito...





Cada carro é um carro, cada estilo é um estilo e, conseqüentemente, cada roda é uma roda também, ou seja, antes de por uma roda tal no seu carro, pense se vai combinar, é que nem roupa, você tem uma festa formal pra ir e não vai de camisa social e chinelo de dedo, certo?? (nem tanto, tem gente que vai...), com carros e rodas é a mesma coisa, você não coloca rodas boas pra um DUB ou um Lowrider num Extreme, senão fica ridículo ...


O melhor é saber adequar cada roda ao carro e estilo certo, rodas estrela costumam ficar bem em Extreme Tuning, Drift e Hot Rods, sendo elas cromadas ou não, rodas com vários raios, mais grossos ou decorados ficam legais em DUBs, onde as rodas dão o tom e por aí vai...


As medidas, como são??
Porra, lá vem você com essas perguntas... Bom, vamos lá: as medidas da roda são simples: Aro, Tala e Offset, o aro, todo mundo sabe, é o tamanho da roda, medida em polegadas podendo começar em 13'' até 28'' (ou 30'', como surgiu agora) em SUVs como o Hummer H2, a tala é a largura da roda, também medida em polegadas, como 4'', 5'' ou 7,5'', já o offset é, pode-se dizer, o quanto a roda fica mais "para dentro" ou "para fora", essa medida normalmente não aparece, sendo contadas normalmente as medidas aro e tala. ex: um Golf tem rodas de liga leve 18'' x 4'', isso significa aro 18 e tala 4 polegadas...


Quais são os estilos de rodas??
Vários, indo do ferro ao alumínio na chamada liga leve, passando pelas bandits (pretas) e cromadas... as mais usadas são essas:


Liga leve - A mais clássica e preferida por quem deseja poucas modificações ou menos peso, pois o próprio nome já diz, é uma liga de metais leves, muito melhores do que a rodona de ferro original, dela derivam as outras rodas usadas no tuning...


Cromadas - Rodas de liga leve cromadas, simples, não, são preferidas quando o estilo é prioridade, pois o seu aspecto valoriza bastante o visual...


Bandits - São aquelas rodas pretas e brilhantes, normalmente variam de um cromada, são preferidas para projetos com visual e performance, pois são estilosas e esportivas ao mesmo tempo...


Diamantadas - São rodas mais claras que as de liga leve e menos espelhadas que as cromadas, boas pra quem não quer chamar muita atenção mas não quer passar batido também...


Alumínio forjado - Variantes da liga leve, pra quem mais leveza ainda (geralmente Drift)


Ferro - Roda de Brasilia véia...



Quais são as marcas de rodas existentes??
Uma porrada, mas temos as mais conhecidas:
Gringas:


American Racing: As melhores para Hot Rods junto com as Foose, são voltadas para esse mercado, mas tem pra todos os modelos também. as rodas American Racing tem variedade incrível e ainda podem ser encomendadas nas medidas desejadas, escolhendo-se até mesmo o offset da roda, já o preço...


BBS: Mais esportivas, as BBS são muito usadas no automobilismo profissional (na F1, por exemplo, repare nas rodinhas, são BBS), e são apreciadas pela esportividade, mas, na minha opinião, pecam no design repetitivo, mas gosto é quem nem bunda, não? cada um tem a sua...


DUB: Depois de ditar um estilo, ter uma revista de sucesso, ainda lançam uma marca de rodas voltada, claro, para o DUB (gênio!!!), as rodas DUB tem uma forte inclinação para carros grandes, como SUVs e sedão (Surpresa!! DUB!!), priorizando o estilo à esportividade, como a despirocada roda Blessinem...



Enkei: Assim como a BBS, tem rodas mais esportivas, porém com bom design, as Enkei dão prioridade à esportividade e ao desempenho, não ligando muito para o estilo, são as preferidas dos Drifters, principalmente as de alumínio forjado...

Foose: Dispensa apresentações, mas vamos lá... quem assite Overhaulin' as conhece, Chip Foose sempre usa elas nos seus projetos (óbvio), do mesmo jeito, elas são mais voltadas para os Hot Rods (tendência do Foose), sendo obra do mestre Chip Foose, elas aliam tanto design, estilo e esportividade, escolha o seu e boa sorte com seu tuning...





HD: Outra marca que mescla tanto rodas de DUB quanto de extreme, tem para todos os gostos, de cromadas a liga leve, de enfeitadas a rodas estrela simples...






HP Design: Alia estilo e esportividade, pois muitas rodas parecem rodas esportivas cromadas, o que é excelente no tuning extreme. rodas estrela cromadas predominam, mas há material para DUB também...





König: Segue uma linha parecida com a Enkei e a BBS, preza bastante a esportividade, com vários modelos de liga leve que são mais indicados para tuning extreme ou Drift...


MOMO: A italiana MOMO já é uma marca antiga de acessórios automotivos, e, por isso, sempre foi respeitada, mais voltada para a parte esportiva também (é difícil ver uma roda cromada da MOMO, mas suas rodas de liga leve são uma das melhores), tem vários modelos que transpiram esportividade, isso pode ser visto até mesmo no site da empresa, com diversas campanhas mais cinematográficas que as da Nike

TIS: Uma das mais badaladas marcas do (e da) DUB, a TIS tem rodas que parecem ter sido feitas para Hummers, Chryslers 300C, Escalades e outros gigantes do segmento. o estilo aqui é prioridade total, por isso, rodas gigantes, cromadas e cheias de detalhes predominam. detalhe: no centro das rodas da TIS sempre vai escrito o tamanho do aro (o que evita aqueles chutes sobre o tamanho que a galera vive dando quando vê)...



TSW: Marca conhecida dos Brasileiros, é uma marca muito boa, mas infelizmente ficou extremamente batida no tuning nacional devido a falta de criatividade dos tuneiros daqui, que usaram as TSWs Pace, Blink, Drift e Reflex até dizer chega. apesar disso, a marca tem uma porrada de opções, várias muito boas, vale a pena conferir...



Nacionais

Daqui do Brasil temos a Binno, usada inclusive na stock car, a Mangels, muito usada no tuning nacional, embora muitos disfarcem, o que é ridículo, pois a marca é reconhecida lá fora também, e a Tsuya, que tem vários modelos que fazem frente a marcas como MOMO e TSW...





Bom, tá aí, uma visão rápida sobre rodas...
flwws
-Googha-

3 Freadas:

Wesley disse...

cara, otimo topico, tava mesmo querendo saber oque era tala e pq algus modelos pegam na lata e outros nao, tendo o mesmo aro...rs
parabens!

wesley disse...

fala ai mais sobre outras marcas, essa mais atuais como scorro, ciello, noova e outras. tava vendo umas preto e diamantadas "bandits" como vc diz e estou na duvida com relaçao a qualidade e o off-set delas, tem umas q parecem q ficam bem salientes mesmo usando pneus 225 17"

Googha disse...

vlwws ... era essa a idéia ... esclarecer um pouco ...

essas marcas mais novas eu não escrevi por não conhecer, assim eu achei melhor deixar baixo pra não falar besteira ...

quanto a ficar saliente tem que ajeitar no olho mesmo hahah... sempre é fods essas horas

Flwws

-Googha-